CATEGORIAS DE LEITOR

São muitos os tipos de leitores. E nós acreditamos que, na verdade, os livros não têm idade. 

Livros são livres, assim como seus leitores. E seus encontros podem muitas vezes nos surpreender.

No entanto, entendemos que uma categorização pode ajudar os mediadores de leitura em suas escolhas. 

Por isso, apresentamos esta lista de CATEGORIAS DE LEITOR.

Lembre-se apenas de que as faixas etárias são aproximadas, pois cada criança tem um ritmo próprio e específico.

marca-10

Leitor bebê
É aquela criança que está começando seu contato com o mundo, para quem os livros podem ser brinquedos ou objetos de afeto e de contato inicial com a linguagem e as histórias. Até aproximadamente 3 anos.

 

Pré-leitor
Leitores que ainda precisam que um adulto leia para eles, mas que já não são mais bebês. Em geral, livros para leitores iniciantes podem lhe cair muito bem. Entre 3 e 6 anos, em média.

 

Leitor Iniciante
Aqueles leitores que já sabem ler um pouco, mas que às vezes precisam da ajuda de um adulto. Têm também certo tipo de linguagem e formatos que lhes são mais apropriados. Por volta dos 5, 6, 7 anos.

 

Leitor Autônomo
Leitores que já conseguem ler sozinhos com segurança. E que, assim, podem se arriscar um pouco mais em novas linguagens, histórias e proposições. São crianças com aproximadamente 7, 8, 9 ou até 10 anos.

 

Leitor Experiente
Aquele leitor que já é um pouco maduro, que pode adentrar-se em narrativas de maior fôlego. Que já está familiarizado com a leitura e a linguagem literária. Entre 9, 10, 11, 12 anos, aproximadamente.

 

Leitor Jovem
São leitores experientes, mas que se identificam com temáticas bem específicas de seu momento de vida. A abrangência dessa categoria “Jovens” também é bem grande e poderia ser subdividida. O jovem de 13 anos, por exemplo, pode não se interessar pelo mesmo tema do jovem de 18.

 

Ler junto
Acreditamos que ler junto é uma das melhores maneiras de formar leitores. Com mediação, as possibilidades de leitura são ampliadas. Pois, então, se o livro não se encaixa na faixa etária indicada para a criança, convidamos o adulto a não desistir e ler junto com ela.
Ler junto é um ato de amor e afeto. Toda criança ama.